Black Friday para e-commerce: Veja as dicas valiosas para voc√™ ter bons resultadosūü§Ď

AUTOR Valeria L. Miranda Queiroz / Data 2 outubro, 2018 / Categoria: Eventos, Gestão de E-commerce, Gestão de Negócio

Black Friday para e-commerce:Planeje-se e venda muito mais!

O Desafio da black friday para e-commerce está fortemente ligado a experiência do cliente! Desse modo, separei algumas dicas importantes para que sua loja online, possa ter excelente performance.

Um ponto importante é que, além de realizar vendas bem sucedidas você precisa fidelizar estes clientes, ou seja continuar a nutrição da base posteriormente através do inbound marketing.

Mas antes de mais nada, gostaria de compartilhar com você alguns pontos históricos da black friday.

De onde surgiu a black friday?

Black friday para E-commerce

Black friday para E-commerce: A cada edição o consumidor se mostra predisposto a gastar mais

A sexta mais esperada do ano √© um ponta p√© inicial para as compras de Natal, geralmente o evento ocorre na √ļltima sexta-feira do m√™s de novembro.

A Black Friday, teve in√≠cio nos EUA, e √© realizada logo depois do feriado de A√ß√£o de Gra√ßas. Conforme conte√ļdo compartilhado pela Super Interessante,¬† existem v√°rias vers√Ķes de sua origem:

A mais aceita √© a de que a Black Friday (‚ÄúSexta- Feira Negra‚ÄĚ) teria surgido na d√©cada de 1960, nos EUA, como uma g√≠ria policial da Filad√©lfia, na Pensilv√Ęnia. √Č como os tiras de l√° costumavam se referir ao intenso movimento de carros (e de compras!) que tomava conta das ruas da cidade um dia depois do feriado de A√ß√£o de Gra√ßas. Se os policiais detestavam o tr√Ęnsito ca√≥tico, os lojistas adoravam o vaiv√©m de consumidores.

Vem natal!ūüéĀ

Para eles, a Black Friday marcava o in√≠cio da temporada de compras para o Natal. Com os pre√ßos l√° embaixo, as pessoas podiam comprar mais e mais. Era a chance que os vendedores tanto esperavam para sair ‚Äúdo vermelho‚ÄĚ e voltar para o ‚Äúpreto‚ÄĚ. Logo, os EUA exportaram a Black Friday para outros pa√≠ses. No M√©xico, onde ganhou o nome de El Buen Fin (‚ÄúBom Fim de Semana‚ÄĚ), a promo√ß√£o dura tr√™s dias. No Canad√°, a Boxing Day acontece um dia depois do Natal, em 26 de dezembro. No Brasil, a Black Friday s√≥ chegou, oficialmente, em 2010, adotada pelas lojas online.

Porque vale a pena investir na black friday?

Black Friday para e-commerce

Black Friday para e-commerce: como aproveitar a data que movimenta as vendas no Brasil

Primeiramente, é importante  ressaltar que os consumidores brasileiros já se programam para a data, ou seja almejam!

E isso ocorre, principalmente, no caso de itens que detêm um ticket médio mais elevado. Nestes casos, é comum que as pessoas planejem suas compras, na espera das melhores ofertas do período.

Certamente, esse interesse¬† dos consumidores resulta no aumento do tr√°fego da internet. Logo, como o varejo online tamb√©m investe forte no evento, √© f√°cil concluir que crescem as chances de a sua loja conseguir ampliar sua base de clientes, alcan√ßando um p√ļblico diferente do usual. O segredo est√° em fidelizar os clientes pontuais!

Desse modo, a Black Friday √© de longe, a melhor data do varejo online brasileiro. Contudo, planejar as a√ß√Ķes,
organizar os esforços logísticos, de marketing digital e atendimento, permitirá aos lojistas aproveitarem o máximo dessa data, crescendo em resultado e atingindo novos clientes.

Black friday no Brasil

De acordo com o Valor¬† e dados do Ebit, as vendas digitais em 2017 no per√≠odo da Black registrou um crescimento de 10,3%. O que¬† correspondeu a receita de R$ 2,1 bilh√Ķes para o e-commerce, comparado aos R$ 1,9 bilh√£o registrados no mesmo per√≠odo do ano de 2016.

“Lojistas de todos os segmentos ofereceram produtos com descontos reais e isso atraiu o consumidor”, disse Pedrio Guasti, presidente da Ebit.

Embora existam críticas severas relacionadas a Black Friday no Brasil, temos bons indícios para você fazer parte deste evento. Assim sendo, evite erros que impactem nos seus resultados.

Descubra como preparar sua loja para vender mais nesta Black Friday

Agora que voc√™ j√° entendeu a import√Ęncia de participar desta data, veja as dicas para que a sua performance online seja mais assertiva. Vamos l√°? Chegou a hora de arrega√ßar as mangas ūüí™.

Dica 1 Planejamento:

Embora seja massante e √≥bvio falar sobre isso, o planejamento √© um fator determinante para o seu sucesso. Ali√°s, muitas¬†empresas perdem neg√≥cios no per√≠odo da Black Friday porque n√£o se planejam. √Č importante pensar com anteced√™ncia numa estrat√©gia que possa tornar a sua loja mais atrativa.¬† Se poss√≠vel, considere em suas a√ß√Ķes o suporte de uma consultoria de marketing digital.

Antes de reunir descontos, preparar o investimento em mídia, é fundamental que se tenha clareza no objetivo dessa ação.

O objetivo pode ser:
  • Limpar o saldo no estoque;
  • Captar muitos novos clientes;
  • Aumentar a exposi√ß√£o da marca;
  • Conseguir rentabilidade.
Alguns itens que você precisa verificar no planejamento:
  • Estoque:¬†Quais itens devem ser trabalhados, ou seja, que voc√™ tenha margem para ofertar descontos reais. N√£o se engane, o consumidor nessa √©poca est√° atr√°s de promo√ß√Ķes. Se voc√™ n√£o tem condi√ß√Ķes de dar descontos em todos os produtos, n√£o tem problema. Crie uma lista e trabalhe com ela.
  • Plataforma de E-commerce:¬†Nestes per√≠odos os acessos tendem a aumentar e isso √© excelente, tem que fazer parte das estrat√©gias. Quanto maior a taxa de tr√°fego qualificado, maior a taxa de convers√£o. Ent√£o, voc√™ precisa se certificar de que sua plataforma tem estrutura para aguentar um volume maior neste per√≠odo e se ela disp√Ķe das ferramentas necess√°rias para realizar promo√ß√Ķes.
  • Prazo de entrega: V√°rias empresas se queimam neste per√≠odo, por realizarem vendas e n√£o entregarem no prazo. Assim, acabam entrando em uma bola de neve, atraindo cr√≠ticas severas para sua marca. Tendo isso em vista, voc√™ precisa estar de olho para cumprir o que acordou.

Dica 2  Cuide da comunicação:

Voc√™ precisa fomentar sua base, sendo assim nos dias que antecedem a Black Friday, o seu e-commerce deve ter a√ß√Ķes que ajudem a atrair a aten√ß√£o do p√ļblico. Se organizou ofertas especiais, procure promov√™-las, usando todos os canais dispon√≠veis.

Dica 3 Você precisa fidelizar

Garanta a melhor experi√™ncia do seu cliente. Voc√™ pode aproveitar este momento para ganhar pontos na reputa√ß√£o do seu neg√≥cio. Por isso, aten√ß√£o! Busque n√£o atrair o inverso, reclama√ß√Ķes.

Para come√ßar, estabele√ßa pol√≠ticas claras para as suas vendas. Quanto mais informa√ß√Ķes o usu√°rio encontrar, mais confian√ßa ele ter√° para realizar as compras.

Dica 4  Acerte suas entrada nos marketplaces:

Se tem alguém que sabe fazer bem Black Friday, são eles: os marketplaces. Garanta a entrada do seu mix que fará parte da estratégia. Crie sinergia com os consultores de vendas para explorar ao máximo as ofertas e campanhas da data também para vender na sua loja.

Dica 5  Defina as metas e acompanhe os resultados

Defina uma meta de receita total e divida-a em alguns períodos, dimensione seu esforço para os horários de pico e crie planos alternativos para que atinja o resultado. E acompanhe com sua equipe!

2018 n√£o acabou! Vem Cyber Monday e Natal

√Č isso mesmo, n√£o d√° tempo para descansar!ūüėā Pois as pr√≥ximas datas bem planejadas, lhe proporcionar√° bons resultados tamb√©m.

Deste modo, prepare munição para a Cyber Monday e o Natal. Geralmente, são datas focadas em saldo, mas tenha oportunidades também para essas datas.

Espero ter contribu√≠do, se voc√™ ainda possuir d√ļvidas sobre como fazer uma¬†Black Friday de sucesso, converse conosco!

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