NPS: A fórmula para descobrir quem são os promotores da sua marca!

AUTOR David Santos / Data 9 outubro, 2018 / Categoria: Gestão de Negócio

NPS: Marketing de Defensores com Net Promoter Score

Já pensou em ter clientes promovendo sua marca de forma voluntária, atraindo novas oportunidades para você? Se a reposta é sim, tenho que lhe apresentar o NPS:Net Promoter Score. A métrica para você descobrir e potencializar seus promotores.

Mas para começo de conversa, o que é o NPS: Net Promoter Score?

Ela é uma metodologia de pesquisa de satisfação, que foi criada em 2003 por Fred Reichheld. Ela é extramente simples de ser aplicada e, por causa disso, se tornou muito popular entre as empresa.

O NPS é um KPI (Indicador) ideal para medir a satisfação dos clientes que interagem com sua marca. Quando aplicado, ele separa os respondentes em 3 grandes grupos:

  • Promotores: Clientes com potencial de promover sua marca, atraindo novos clientes com o seu testemunho positivo sobre a experiência com você!
  • Neutros: Aqueles que não estão descontentes, mas que não sentiram nada de especial por sua marca que os levassem a indicá-lo.
  • Detratores: Infelizmente por alguma frustração, esse cliente se sentiu desconfortável e estará disposto a contar sua experiência a outros a sua volta, gerando um prejuízo a sua marca.

Entendido o que é o NPS e como ele separa os perfis, como podemos aplicar e aproveitar seu resultado em nossas ações de marketing digital?

É isso que vamos lhe mostrar adiante.

Primeiramente como podemos aplicar o NPS: Net Promoter Score?

Em uma pesquisa com seus clientes, já é possivel mapear o NPS. Sabe aquelas perguntas “Em uma escala de 0 – 10, qual seria a chance de você nos indicaria a um amigo?”

Pois é, exatamente aqui que podemos adquirir essa informação tão preciosa. Afinal, quem é que indica algo ruim?

Existe várias ferramentas para aplicação de formulários, dentre algumas que indico é o Google Forms (gratuito e direto na função) e o Typeform (bem amigável, porém só possui 100 entradas gratuitas por mês).

Nestes dois formulários, sem complicações é possível montar os formulários de pesquisa.

Como mensurar o NPS?

Sem mistério algum para calcular o Net Promoter Score. Você deve levar consideração a seguinte legenda de notas:

NPS: Net Promoter Score

NPS: Net Promoter Score

  • Promotores: nota 9 ou 10
  • Neutros: nota 7 ou 8
  • Detratores: notas de 0 a 6

Separe a quantidade de respostas em cada um destas três notas. Na sequencia, aplique a formula:

(Promotores-Detratores)/total de respostas

Vamos a um exemplo. Suponha que você aplicou uma pesquisa para 50 clientes da sua base, que ficou dividido da seguinte forma as repostas:

  • Promotores: 30
  • Neutros: 5
  • Detratores: 15

Aplicando a formula: (30-15)/50 = 30% (vezes 100 para dar %).

E para entender a porcentagem final, temos um padrão para auxiliar:

  • Excelência: 75% – 100%;
  • Qualidade: 50% – 74%;
  • Aperfeiçoamento: 0% – 49%;
  • Crítica: -100% – -1%.

Feito a análise, vamos explicar como este dado pode ajudar sua empresa na hora de desenvolver um marketing assertivo. Pois bem, vamos a explicação

O NPS aplicado no Marketing de Defensores

NPS: Entenda primeiro, para atender melhor!

NPS: Entenda primeiro, para atender melhor!

Na realidade, tudo que uma empresa faz é voltado para os seus clientes. Ás vezes, nesse caminho, alguns elementos interferem na percepção de valor do cliente.

Uma vez conhecido qual é a satisfação do cliente com sua empresa, segmente os três grupos para desenvolver ações específicas para cada um deles:

Aos promotores: Construa uma relacionamento ainda mais próximo destes, ofertando cupons especiais e agradecendo de ter eles junto a você, dentre outras ações.

Aos neutros: Estes estão muito perto de se tornarem promotores. Dessa forma incentive-os atendendo de uma forma personalizada, mandando conteúdos exclusivos e ofertas especiais.

Aos detratores: Procurar descobrir qual foi a expectativa frustada desse cliente e assim oferecer uma forma de superara essa expectativa. Nesse feedback, você pode melhorar até processos e corrigir falhas, que por vez, possam ter passadas desapercebidas.

Mas e no bolso, como NPS pode ajudar?

Uma ótima pergunta, com uma ótima explicação. Ele ajuda diminuir seu CAC (Custo de Aquisição de Clientes), pois conforme o número de promotores aumentam, maior será as indicações e contatos chegando até sua empresa.

Assim, esse valor é economizado no marketing de atração, vindo diretamente destes defensores.

NPS: Net Promoter Score - Economia

Você já conhecia essa métrica ou ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários! Claro, caso queira aprender mais, leia também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Categorias

  • Posts recentes

  • Error: Access Token is not valid or has expired. Feed will not update.
    This error message is only visible to WordPress admins

    There's an issue with the Instagram Access Token that you are using. Please obtain a new Access Token on the plugin's Settings page.
    If you continue to have an issue with your Access Token then please see this FAQ for more information.

  • Pensado para você :)

    Acesse agora mesmo e peça o seu! É grátis!

    Oferecido por nós! - Nairuz Consultoria Digital