Como escolher uma plataforma para e-commerce?

AUTOR Valeria L. Miranda Queiroz / Data 11 dezembro, 2018 / Categoria: E-commerce, Layout

plataforma de e commerce

Plataforma para e-commerce, como avaliar? O que considerar?

A escolha da plataforma para e-commerce, talvez seja a proposta mais desafiadora na hora de levar o seu negócio para o digital. Desse modo, neste artigo de hoje vamos compartilhar alguns itens importantes que devem ser observados no processo de escolha.  Mas, antes de tudo, vamos esclarecer o que é uma plataforma de e-commerce.

Qual o segredo do sucesso de um e-commerce?

plataforma para ecommerce

plataforma para ecommerce

plataforma de e-commerce é o sistema que possibilita a criação de uma loja virtual. Sendo assim, a parte que é visível para o usuário, denominamos como front end, já a parte responsável pela administração do negócio chamamos de back end.

Geralmente as plataformas oferecem o back end e contam com agências de layout, para desenvolver o front end, ou seja o layout da sua loja online.

Tendo em vista isto, faz todo sentindo a preocupação e análise, na hora de escolher o coração da sua loja online, que é a plataforma.

Tipos de plataformas de e-commerce

plataforma para ecommerce

A função de uma plataforma de e-commerce é: substituir os tijolos de uma loja física por um ambiente equivalente no mundo digital

O mercado de e-commerce tem crescido no Brasil, o número de consumidores chegou a 55,15 milhões, o faturamento do setor alcançou R$ 47,7 bi conforme dados do Ebit.

Desse modo, há um mar navegável, e é por isso que no mercado existe uma diversidade de plataformas de e-commerce, cada uma com sua particularidade. Entretanto, as principais se definem da seguinte forma:

  • Open source (plataformas com código aberto e gratuito);
  • On-premises (plataformas proprietárias sob licença);
  • SaaS (plataformas alugadas no modelo software como serviço).

Por que é importante escolher a plataforma correta?

plataforma para ecommerce

plataforma para ecommerce

Porque as vezes você pode achar que está economizando e por outro lado pode ter grandes prejuízos no futuro. Aliás, é muito importante que você certifique-se sobre as limitações de cada tecnologia e até onde elas poderão atender suas expectativas a curto, médio e longo prazo.

Desse modo, é recomendável que você peça ajuda para uma agência de performance para a escolha da melhor plataforma, ela será crucial para o sucesso do empreendimento on-line.

Um check list para lhe nortear durante a escolha da plataforma para e-commerce

plataforma para ecommerce

o comércio eletrônico brasileiro tem apresentado crescimento recente em várias áreas, demonstrando que há espaço para novos empreendimentos virtuais.

Antes de mais nada, gostaria de salientar que o modelo de Software as a Service, ou seja Plataforma Saas é muito interessante para você que está começando um negócio online.

Nele, você aluga diversos serviços como evolução, correções de bugs, manutenção, servidores e suporte diretamente do fornecedor. Se colocar na ponta do lápis você vai economizar mais pagando mensalidade, do que bancando uma infra-estrutura escalável.

Mas vamos ao check list:

  1. A plataforma de e-commerce permite atualização conforme novas necessidades? Você entra em uma fila de chamado?
  2. O módulo de gerenciamento é fácil de usar? Ele possuem estrutura para treinamento, ou materiais didáticos, como videos, e-book e etc?
  3. Tem liberdade para que você possa contratar uma agência de layout,  que desenvolva um projeto que atenda o seu plano de comunicação?
  4. Tem flexibilidade para integração com as demais tecnologias como: meios de pagamento, atendimento via chat on-line, marketplace?
  5. Possuem flexibilidade para integração com sistemas internos da empresa, ou seja ERP. Como fazem isso? Via API? Você terá custo adicional para fazer esta integração?
  6. Permite otimização para motores de busca que atenda o seu plano de marketing digital?
  7. Possui um bom canal de suporte? Qual o SLA de atendimento?
  8. É compatível com os principais navegadores?

Em conclusão,

Conforme falamos durante artigo, para escolher a melhor plataforma de e-commerce para a sua loja, você deve ter mente aberta. Entretanto, precisa analisar as possibilidades dentro de diferentes visões:

  • tecnologia;
  • finanças;
  • negócios.

É importante salientar, que cada uma dessas análises fazem parte de uma decisão mais coerente. Não envolva fatores emocionais como: “o vendedor me cativou” ou “o meu concorrente usa essa ferramenta”.

Você precisa ter um planejamento e acompanhar breakeven (ponto de equilíbrio) e o seu payback (tempo de retorno), para que você tenha sucesso!

Espero ter ajudado e, havendo dúvidas, entre em contato conosco!

 

Recomendamos que leia este artigo também: Como fazer SEO para seu e-commerce

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *