A Rede de Drogarias FarMelhor, desde a sua fundação em 2011, vem transformando o setor farmacêutico com um modelo de negócios sólido e acessível. Criada por profissionais experientes no varejo de farmácias, a empresa se destacou rapidamente, expandindo suas unidades e conquistando um lugar de relevância no mercado de franquias.
Com prêmios consecutivos, como o Selo de Excelência em Franchising pela ABF, e um crescimento impressionante que levou a marca a mais de 400 lojas em 26 estados, a franqueadora é a prova de que inovação e proximidade com o cliente são a chave do sucesso.
Porém, nem mesmo essa gigante do franchising estava imune aos desafios do ambiente digital. Apesar da força no ponto de venda físico, a FarMelhor enfrentava dificuldades para integrar sua comunicação digital e transmitir seu diferencial de forma clara e envolvente aos diversos públicos.
Ao mesmo tempo, o fluxo de leads qualificados não atingia o potencial desejado, limitando a expansão da rede digitalmente falando. Por isso, era preciso uma estratégia de marketing digital que fosse tão forte e integrada quanto a estrutura física da empresa.

Foi neste contexto que a FarMelhor encontrou na parceria com a Nairuz a oportunidade de dar um salto em seu posicionamento online. Com o objetivo de fortalecer a marca, atrair novos franqueados e consolidar a presença digital da rede, a Nairuz implementou uma estratégia robusta e multicanal, focada em SEO , Inbound Marketing e Tráfego Pago
Cada pilar foi planejado e executado para potencializar os resultados de forma sincronizada. Essas ações criaram um ciclo de atração e conversão que acompanha o usuário em todas as etapas de sua jornada. Ao longo deste case, você verá como as estratégias integradas de marketing digital não apenas superou os desafios enfrentados pela FarMelhor, mas também impulsiona seu crescimento de maneira sustentável e escalável.
De aumento de tráfego e visibilidade no Google a campanhas de conteúdo altamente segmentadas e anúncios estratégicos, os resultados são impressionantes. E, claro, que todos eles só reforçam o compromisso da Nairuz com o sucesso de seus clientes.
Este é o tipo de transformação que os nossos serviços podem proporcionar à sua empresa. Então, se está em busca de resultados reais e parcerias que entendem seu mercado, a Nairuz é a escolha certa para elevar sua marca a um novo patamar.

Estratégias implementadas: como a Nairuz potencializou a presença digital da FarMelhor
Com um cenário desafiador à frente e uma meta ambiciosa de crescimento, a parceria entre a FarMelhor e a Nairuz foi construída sobre um plano sólido e estratégias personalizadas. Afinal, sabíamos que, para conquistar resultados de impacto, precisaríamos de um trabalho coordenado.
Isso significa que cada ação em SEO, Inbound Marketing e Tráfego Pago precisava reforçar umas às outras, formando, assim, uma base integrada e poderosa para o crescimento digital do nosso cliente.
Com isso em mente, começamos com uma análise detalhada de todas as frentes da presença digital da Rede de Franquias. Primeiramente, identificamos oportunidades e pontos de ajuste.
Em seguida, estudamos desde o conteúdo que conectaria o público certo até a estrutura de SEO que impulsionaria a visibilidade orgânica no Google.
Depois, desenhamos campanhas de Tráfego Pago e Inbound Marketing que visavam um único objetivo: criar um fluxo contínuo de leads qualificados, guiando cada potencial cliente pela jornada de decisão com conteúdo relevante, anúncios estratégicos e ações de engajamento direcionadas.
A seguir, você verá em detalhes como implementamos cada estratégia e os resultados que transformaram a presença digital da FarMelhor em um verdadeiro case de sucesso.
Tráfego Pago: alvo preciso para atração de franqueados
Planejamos a campanha de Tráfego Pago para atingir dois públicos principais: empreendedores que buscam oportunidades de negócios rentáveis e investidores interessados em diversificar seus portfólios. Por isso, escolhemos o Google Ads para rodar as campanhas de Search.
Felizmente, essa escolha permitiu alcançar diretamente pessoas que já estavam em busca de informações sobre novas franquias e alternativas de investimento. Dessa forma, as campanhas foram segmentadas para aparecer justamente nos momentos em que esses potenciais franqueados buscassem por termos relevantes.
Com o uso de anúncios cuidadosamente elaborados, a FarMelhor consegue se apresentar como uma opção sólida e atraente para quem deseja entrar no setor de farmácias. Isso porque, as mensagens focam em destacar a segurança de investir em uma marca já consolidada e a possibilidade de rápida rentabilidade.
Adicionalmente, os anúncios também visam empreendedores de outros setores que buscam diversificar seus negócios e explorar um novo mercado em crescimento.

Remarketing: reforçando a conexão e a conversão
Você certamente sabe que a decisão de se tornar um franqueado exige um certo tempo de amadurecimento. É justamente por isso que as campanhas de remarketingsão tão importantes neste contexto. Elas servem para manter a FarMelhor na mente dos potenciais franqueados. Agora você deve estar se perguntando: como acontece esse tal de remarketing?
De maneira simples, esta tática envolve impactar novamente os usuários que já visitaram o site, garantindo que eles voltem a considerar a marca após a primeira visita. Isso permite que os visitantes tenham mais oportunidades de interagir com os diferenciais da franqueadora e refletir sobre a proposta de valor oferecida.
Mas fomos além! Personalizamos essa abordagem de remarketing para diferentes estágios do funil de vendas. Ou seja, desde aqueles que apenas exploram o site até os que chegam a iniciar um contato, de alguma forma, serão novamente impactados.
Com mensagens que destacam os benefícios da franquia e depoimentos de franqueados satisfeitos, conseguimos aumentar o engajamento e, principalmente, a taxa de conversão, garantindo que os interessados tivessem todos os motivos para dar o próximo passo.

Inbound Marketing para atrair e engajar empreendedores
Com a missão de posicionar a FarMelhor como uma referência sólida e confiável no setor farmacêutico, a estratégia de Inbound Marketing se dá para comunicar, de forma consistente e impactante, os valores e a autoridade da marca.
Então, o foco é transmitir ao público-alvo que a Rede conhece o mercado e oferece o suporte necessário para que pequenos e médios empreendedores cresçam e prosperem.

Conteúdos educativos e de suporte ao empreendedor
Para captar a atenção de empreendedores e investidores, criamos conteúdos altamente relevantes e práticos. Em outras palavras, desenvolvemos uma série de materiais de apoio, como manuais e guias.
Esses materiais são focados em ajudar o empreendedor a superar desafios comuns e a identificar oportunidades. Contudo, o foco principal é transmitir que, com o suporte da FarMelhor, o empreendedor tem um parceiro especializado à disposição, guiando-o em cada passo rumo ao sucesso.

Integração consistente de canais de comunicação
A comunicação é estrategicamente integrada entre blog e e-mail marketing para garantir que cada interação reforce a autoridade e o compromisso da marca com o crescimento dos franqueados.
Para manter a consistência, adotamos um guia de tom de voz e linguagem que padroniza todas as mensagens, o que cria uma experiência unificada e coerente em todas as plataformas. Assim, independentemente do canal, o público sempre encontrará o mesmo nível de profissionalismo e acolhimento, reforçando a confiança na marca.
Ah! Vale lembrar que nosso time de especialistas estruturou e estrutura fluxos de automação para guiar os leads ao longo de sua jornada de compra, com conteúdos específicos para cada etapa do funil. Essa personalização qualifica os leads e aumenta a conversão, conduzindo cada perfil para o conteúdo adequado à sua etapa de decisão.

Métricas e KPIs para medir o sucesso
Por fim, para avaliar o impacto das estratégias de Inbound Marketing, acompanhamos uma série de KPIs. As taxas de conversão das Landing Pages e pop-ups, além das taxas de abertura e clique nos e-mails, são analisadas regularmente para assegurar que as mensagens são relevantes e atrativas.
Essas métricas forneceram insights sobre o interesse dos leads e o valor percebido na comunicação, permitindo ajustes contínuos para maximizar os resultados.

Construindo presença digital: SEO e conteúdo relevante
Para completar a estratégia de sucesso da FarMelhor, a Nairuz implementou uma abordagem robusta de SEO, essencial para consolidar a presença digital e atrair investidores e empreendedores do setor de franquias.
Com foco em palavras-chave estratégicas e conteúdo de alto valor, essa etapa é uma das mais importantes para garantir que nosso cliente se posicione como uma autoridade no mercado. Vamos entender umpouco mais?

Foco nas dores e interesses do público-alvo
Como primeira etapa, realizamos uma análise minuciosa para identificar as principais necessidades e interesses do público-alvo . Com essas informações, montamos a estratégia de conteúdo para responder diretamente às perguntas e dores dos possíveis franqueados. Para tanto, utilizamos termos como “franquia de farmácia”, “vantagens do modelo de franquia”, e “como investir em franquias de farmácias”.
Enquanto isso, com o objetivo de atrair leads qualificados, a produção de conteúdo se volta para tópicos de interesse do público B2B. Ou seja, destacamos os benefícios de ser franqueado da FarMelhor, as tendências do mercado farmacêutico e os diferenciais competitivos da marca.
Essa abordagem, além de aumentar a visibilidade da rede de franquias, ainda ajuda a posicioná-la como uma marca de referência, elevando o valor percebido pelo público. O conteúdo, principalmente do blog, serve para alcançar leads em todas as etapas do funil de vendas. Portanto, abordamos desde aqueles apenas explorando o setor até aqueles prontos para considerar a franquia como opção de investimento.

Otimizações on-page e off-page
Agora que tínhamos conteúdos ricos e relevantes trabalhando ao nosso favor, precisávamos potencializar a performance orgânica. Foi então que a equipe de SEO da Nairuz colocou as estratégias de otimizações on-page e off-page em prática.
No on-page, ajustamos títulos, meta descrições e headers, além de aplicarmos as palavras-chave de forma estratégica em cada página. Já no off-page, investimos na construção de autoridade do site por meio de backlinks de qualidade e de ações que fortalecem a relevância da FarMelhor no segmento de franquias e farmácias.

Como acompanhamos o sucesso
Para avaliar o impacto das ações de SEO, monitoramos uma série de KPIs, que incluem:
Posição média de palavras-chave estratégicas;
Taxa de cliques (CTR) orgânica;
Visitas orgânicas;
Taxa de conversão;
E tempo médio de permanência nas páginas.
Esses dados fornecem insights valiosos para otimizar continuamente a estratégia. São justamente eles que garantem que cada ajuste contribua para o aumento de leads e o fortalecimento da autoridade da FarMelhor.

Chegou a hora de falar dos resultados
E disso a Nairuz entende!
Quando uma estratégia é desenvolvida com precisão e executada com expertise, os resultados falam por si. E é exatamente isso que aconteceu com a FarMelhor. Ao longo dessa parceria com a Nairuz, ela alcançou (e vem alcançando) resultados expressivos que impulsionam a sua presença digital.
Afinal, nossa equipe combinou técnicas para não só atrair um público mais qualificado, mas também transformar esses leads em novas oportunidades de expansão.

Crescimento tangível em tráfego e geração de leads
Os números comprovam a eficácia da nossa estratégia. Em apenas oito meses, o tráfego orgânico da FarMelhor apresentou um aumento de mais de 1.000 visualizações e uma média de engajamento superior a 8,95%, que se traduz em um crescimento total de 79%.
Além disso, o número de visualizações orgânicas representa agora mais de 31% do total de acessos no site, demonstrando o sucesso na atração de um público qualificado e cada vez mais engajado com a marca.
A FarMelhor também desfruta de uma evolução de 61,39% no número de leads ao longo desse quase um ano, impulsionada pela criação de conteúdos segmentados e fluxos de automação personalizados. O impacto dessas campanhas foi ainda mais evidente em uma taxa de abertura de e-mails três vezes maior que a média do mercado. Assim, fica claro o valor de uma comunicação precisa e direcionada, que aproxima o público e impulsiona a conversão.

Resultados para inspirar seu próximo passo
Imagine seu negócio com o mesmo suporte estratégico: uma equipe dedicada, campanhas otimizadas e a confiança de saber que cada ação está voltada para aumentar sua relevância e atrair o público certo. A Nairuz já ajudou diversas empresas a crescerem no ambiente digital, e o case da FarMelhor é apenas uma prova do potencial transformador que podemos trazer ao seu negócio.
É hora de investir no crescimento que sua empresa merece!
Não perca a oportunidade de dar um passo à frente no mercado. Se está buscando uma estratégia digital que realmente entregue resultados, a Nairuz está aqui para ajudar. Com uma abordagem personalizada e resultados concretos, somos o parceiro ideal para levar sua marca ao próximo nível.
Quer ver resultados assim no seu negócio? Vamos conversar e planejar juntos a melhor estratégia para você!
Próximos passos
Para a FarMelhor, essa parceria com a Nairuz é apenas o início de uma trajetória de crescimento contínuo e resultados ainda mais expressivos. Com uma base sólida construída por meio de estratégias bem planejadas de SEO, Inbound Marketing e Tráfego Pago, a Rede de Franquias está preparada para alcançar novos patamares, ampliando cada vez mais seu impacto no mercado de franquias de farmácias.
As expectativas para o futuro são promissoras, com a confiança de que os números atuais são apenas uma amostra do potencial que ainda está por vir.
À medida que novas oportunidades surgem e que as estratégias digitais evoluem, a FarMelhor continuará contando com o suporte da Nairuz para identificar tendências, adaptar-se às mudanças do mercado e, principalmente, expandir sua presença e atrair um público ainda mais qualificado.
Dê o próximo passo: preencha o formulário agora e veja como a Nairuz transformará o futuro do seu negócio!
Quer saber mais sobre como a consultoria digital pode ajudar seu negócio?
Assim como a Casa São Pedro, a sua empresa também pode ser um case de sucesso da Nairuz. Quer saber como?
Então entre em contato com o nosso time comercial e faça o seu orçamento!
Quer saber mais sobre os desafios e superações desse e-commerce de sucesso? Acompanhe o vídeo com a entrevista!